No Dia Nacional do Progresso, Sincomerciários de Itapeva (SP) comemora avanços e reforça lutas à categoria

Nesta quarta-feira (27), celebra-se o ‘Dia Nacional do Progresso’. O Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários) de Itapeva (SP) comemora a data com os avanços da categoria através do sindicato.

“Há 29 anos, representamos os trabalhadores no comércio, nas farmácias e concessionárias de Itapeva e região. Ainda lutamos, permanentemente, pelo direito dos comerciários. Neste período, muitas foram as conquistas”, destaca a instituição.

Conforme o sindicato, uma das maiores foi a sede própria, cedida pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários). Com uma instalação ampla, a sede oferece assessoria jurídica, convênios, refeitório, salão de beleza, vídeo locadora e banco de currículos. Tudo de forma gratuita. Outra vitória foi à inauguração da também sede própria de Itararé (SP). “Ainda, temos a nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), através dela lutamos por reajustes salariais e horário de trabalho dignos, premiações e reconhecimentos aos comerciários”, reforça.

Entre as vitórias previstas em CCT do comércio varejista da região de Itapeva, está o Prêmio Por Tempo de Serviço (PPTS), concedido, mensalmente, a todos os empregados que tenham dois anos ou mais de serviço; registro de ponto, mesmo para empresas com somente um funcionário – que garante o horário trabalhado correto; gratificação pelo Dia do Comerciário; Pisos Salariais; Auxílio Morte/Funeral, Acordos Coletivos com benefícios aos comerciários.

O sindicato trabalha também com ampla divulgação para que os direitos trabalhistas sejam do conhecimento de todos. “Estamos atentos a todas as empresas que não respeitam a lei e desvalorizam a nossa categoria. Empenhamos-nos para que todas as obrigações do empregador ao empregado sejam cumpridas e para que todos os direitos do comerciário sejam mantidos”, acrescenta.

A preocupação com o comerciário na área da saúde também é uma questão para o Sincomerciários, por isso, a instituição investe em convênios e benefícios aos associados. Ainda busca parcerias em outras áreas, como alimentação, estética, automotivo, educação, esporte e lazer.

Saiba mais – Atualmente, presidido por Marcelo Castro, o sindicato conta com mais de três mil associados, está presente em 22 municípios e oferece todo o suporte necessário à manutenção do emprego de 15 mil comerciários, desde a denúncia da inadequação do ambiente de trabalho até a garantia do cumprimento de todos os direitos no fechamento de um contrato.

Para atender a demanda, o Sincomercários conta com 30 colaboradores e possui três subsedes, sendo elas no município de Itararé, Capão Bonito e Taquarituba, além de parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaberá e o Sindicato de Construção Civil de Apiaí.

-Compartilhe
Rolar para cima