Pela reativação da Gerência Regional do Ministério do Trabalho, presidente do Sincomerciários de Itapeva entrega ofício ao Ministro do Trabalho e Emprego

Marcelo Castro também entregou documento ao Superintendente Regional do Trabalho de SP

O presidente do Sincomerciários de Itapeva (SP), Marcelo Castro, durante esta semana, esteve em Brasília (DF) para solicitar a revisão da decisão de rebaixamento da unidade do município de Gerência para Agência Regional do Ministério do Trabalho. Na ocasião, Marcelo, acompanhado do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Ind. da Const., do Mobiliário, Cimento, Cal, Gesso e Montagem Industrial de Itapeva, Marcelo Santos Barbosa, entregou ofício em mãos ao Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O deputado federal e presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, também participou da reunião.

Conforme Marcelo, a reativação é de extrema importância aos trabalhadores de Itapeva e região, a fim de restabelecer a autonomia e representatividade das cidades. “Essa alteração tem causado prejuízos significativos à população e enfraquecendo a expressão da região”, pontua.

Segundo ele, desde o fechamento da Gerência Regional, em 2019, e das Agências em Apiaí, Capão Bonito e Itararé, tem se observado a contratação de funcionário de maneira equivocada, bem como casos de trabalho análogo à escravidão. “Essa situação alarmante demanda uma ação urgente para proteger os direitos dos trabalhadores e combater práticas ilegais”, alerta.

Das 21 Gerências Regionais, apenas a unidade de Itapeva foi rebaixada. O fato aconteceu em 2020. “Causou-nos surpresa e insatisfação. Apenas fomos informados que se tratava de uma decisão administrativa das instâncias superiores, sem aviso prévio e sem considerar o impacto negativo que isso teria em uma região caracterizada pela enorme extensão territorial”, enfatiza.

“Compreendemos a necessidade de reorganização administrativa e corte de custos, porém questionamos por que somente o Sudoeste Paulista foi penalizado, considerando-se as distâncias envolvidas e a vulnerabilidade social da população”, acrescenta.

Para Marcelo, não podemos aceitar ser considerados “menos importantes” do que outras regiões do Estado. “A potência agrícola que representamos merece ter uma unidade do Ministério do Trabalho e Emprego com status equivalente às demais regiões, com autonomia regional e representatividade condizente”, enaltece.

Junto ao ofício, Marcelo entregou um anexo com informações relevantes sobre as distâncias entre as cidades da Região Sudoeste do Estado de São Paulo, os dados têm o objetivo de ilustrar a extensão territorial da região e a dificuldade enfrentada pela população em acessar os serviços da Gerência Regional do Trabalho.

Marcelo Castro também entregou o mesmo documento ao Superintendente Regional do Trabalho, Marcus Alves de Mello.

-Compartilhe
Rolar para cima