Pauta de reivindicações é ampla e conta com respaldo das aprovações nas assembleias feitas junto à categoria
As Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) são documentos de extrema relevância a todos os trabalhadores, afinal, é por meio dela que se estabelecem os direitos, bem como benefícios de cada categoria. Todos os anos, incansavelmente, o Sincomerciários de Itapeva busca acordos justos e benéficos para todas as partes envolvidas. Em 2023 não está sendo diferente, dessa forma elas ainda seguem em negociação, assim não dispomos de uma data para anunciar valores ou outros detalhes específicos.
Contexto Inflacionário:
O índice INPC serve como referência para essas negociações, como:
:: 3% na data base da farmácia;
:: 4,06% na base do comércio varejista e atacadista.
:: A porcentagem para a data base de mercados e concessionárias está prevista para ser divulgada apenas em meados de outubro pelo IBGE.
Algumas categorias de comércio, como farmácias, óticas, concessionárias, atacadistas, são negociadas a nível estadual pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo – Fecomerciários.
Conforme o sindicato, é crucial destacar que esses índices inflacionários não garantem um reajuste específico, “Eles são apenas uma base de referência para as negociações em curso”, aponta o presidente da instituição, Marcelo Castro
Segundo ele, a pauta de reivindicações a ser negociada com os patrões é ampla e conta com o respaldo das aprovações nas assembleias feitas junto à categoria. As principais reivindicações incluem:
- Fornecimento de Vale-Alimentação ou Refeição ou Cesta-Básica
- Homologação no Sindicato
- Defesa dos Horários de Trabalho e Folgas
- Renovar e Ampliar as Cláusulas Sociais
- Cumprimento Integral da Convenção Coletiva de Trabalho
“As negociações continuarão a todo vapor, e as partes envolvidas trabalharão incansavelmente para chegar a um acordo que atenda aos interesses de todos. Mantenha-se informado sobre os desenvolvimentos futuros e esteja atento a futuras atualizações sobre as Convenções Coletivas de 2023 em nosso site”, finaliza Marcelo.