Aumento do salário 2023: veja como estão as negociações

Pauta de reivindicações é ampla e conta com respaldo das aprovações nas assembleias feitas junto à categoria

Matéria atualizada em 23/11/2023.

As Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) são documentos de extrema relevância a todos os trabalhadores, afinal, é por meio dela que se estabelecem os direitos, bem como benefícios de cada categoria. Todos os anos, incansavelmente, o Sincomerciários de Itapeva busca acordos justos e benéficos para todas as partes envolvidas. Em 2023 não está sendo diferente, dessa forma, com exceção da categoria varejista de material óptico, fotográfico e cinematográfico que já foi firmada CCT com reajuste salarial de 5%, as demais ainda seguem em negociação, assim não dispomos de uma data para anunciar valores ou outros detalhes específicos.

Contexto Inflacionário:
O índice INPC serve como referência para essas negociações, como:
:: 3% na data base da farmácia;
:: 4,06% na base do comércio varejista e atacadista.
:: 4,51% na data base de mercados e concessionárias.

Algumas categorias de comércio, como farmácias, óticas (CCT já assinada), concessionárias, atacadistas, são negociadas a nível estadual pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo – Fecomerciários.

Conforme o sindicato, é crucial destacar que esses índices inflacionários não garantem um reajuste específico, “Eles são apenas uma base de referência para as negociações em curso”, aponta o presidente da instituição, Marcelo Castro

Segundo ele, a pauta de reivindicações a ser negociada com os patrões é ampla e conta com o respaldo das aprovações nas assembleias feitas junto à categoria. As principais reivindicações incluem:

  • Fornecimento de Vale-Alimentação ou Refeição ou Cesta-Básica
  • Homologação no Sindicato
  • Defesa dos Horários de Trabalho e Folgas
  • Renovar e Ampliar as Cláusulas Sociais
  • Cumprimento Integral da Convenção Coletiva de Trabalho

“As negociações continuarão a todo vapor, e as partes envolvidas trabalharão incansavelmente para chegar a um acordo que atenda aos interesses de todos. Mantenha-se informado sobre os desenvolvimentos futuros e esteja atento a futuras atualizações sobre as Convenções Coletivas de 2023 em nosso site”, finaliza Marcelo.

-Compartilhe
Rolar para cima